Automação predial: um detalhe que faz muita diferença
Sistemas de automação predial podem trazer mais segurança e conforto para moradores e usuários
Construção civil sem inovação tecnológica é impensável na atualidade. Essa conexão obrigatória requer que se dê atenção especial aos recursos que otimizam as edificações, seja na sua construção, seja no seu funcionamento. É por isso que, cada vez mais, uma expressão tem se tornado obrigatória no setor: automação predial.
Mas, o que é automação predial?
O sistema de automação predial consiste num conjunto integrado de várias ferramentas tecnológicas – computadores, softwares, instrumentos controladores – capazes de aperfeiçoar funcionalidades como segurança, energia, conforto, manutenção e flexibilidade de uso. O ideal é que ele já faça parte do projeto do edifício desde sua fundação, mas pode ser aplicado e adaptado a qualquer tipo de prédio.
A grande vantagem dos sistemas de automação predial é a a minimização de erros e falhas humanas. Além disso, reduzem-se custos operacionais e efetivação de manutenções programadas, que consistem em ações fundamentais em termos de segurança e economia.
Tipos de sistemas de automação predial
Para quem deseja investir nessa área em seus projetos, são dois os tipos de sistemas de automação predial:
Sistemas de supervisão e controle das utilidades
Com eles, se torna possível administrar as instalações elétricas, refrigeração e aquecimento, instalações hidráulicas e de gás, entre outros.
Sistemas de segurança
É ideal quando se busca proteção contra intrusão e contra incêndios, com monitoração visual centralizada.
Vantagens da automação predial
A automação predial pode trazer grandes vantagens para quem dela usufrui. Veja algumas delas.
Conforto
Morar em um lugar que traga prazer de viver ou trabalhar em um lugar agradável melhora e muito a vida da pessoa. E, quanto ao trabalho, traz mais produtividade.
Segurança
Elevado padrão de proteção aos usuários do edifício e diminuição de riscos de danos ao patrimônio e acessos indevidos a informações sigilosas. Esses três fatores são bastante importantes atualmente. Ninguém quer se sentir ameaçado de morte, ter sua privacidade invadida ou seu patrimônio danificado.
Porém, para que os efeitos da automação predial sejam sentidos na segurança, é preciso:
- adotar um conjunto adequado de procedimentos para os moradores;
- treinar a equipe de segurança;
- treinar os usuários do prédio.
Energia
Um bom sistema de automação predial pode trazer vantagens também no que tange à energia, diminuindo sua demanda e consumo. Isso se dá por meio de três fatores:
- Otimização do uso das instalações de refrigeração e aquecimento;
- Controle adequado da rede elétrica;
- Escalonamento adequado das operações das utilidades.
Recursos humanos
A centralização da supervisão e do comando das instalações em um único local, utilizando-se tecnologia da informação, reduz a equipe necessária para operação, segurança e manutenção.
Isso, no entanto, implica profissionais mais capacitados, mais bem treinados, com mais conhecimento do todo que envolve o edifício.
Disponibilidade e vida útil das instalações
Um bom sistema de automação permite maior agilidade nas ações de manutenção que, por sua vez, são tornadas mais eficientes pelo uso de softwares de apoio. Dessa forma consegue-se minimizar os tempos de parada por falha e melhorar o estado de conservação dos equipamentos.
Quer segurança e conforto? A GPJ tem
Se você procura apartamentos que lhe garantam conforto e segurança, a GPJ tem. Imóveis com a melhor localização de Nova Serrana e com diversas opções de lazer e comércio são a marca da construtora. Projetos arquitetônicos diferenciados e inteligentes aliados a ótimo espaço interno garantem a você o conforto e a segurança de que precisa para morar bem em Nova Serrana. Conheça também o nosso projeto pioneiro em Belo Horizonte.