Da água de reúso à Internet das Coisas: as tendências na construção civil.
Construir com responsabilidade social e ecológica. Eis um novo conceito que tem sido uma das tendências na construção civil. Se você ainda acredita que casas e prédios devem ser construídos sem qualquer preocupação com o meio ambiente, é preciso rever os conceitos. E essa mudança de paradigma se dá em todas as etapas da construção, desde a destinação correta dos resíduos e lixos da obra até o uso da água da chuva para vasos sanitários. Tais modificações, porém, não são boas apenas para a natureza, como também para o seu bolso, pois eliminam desperdícios e geram economia no fim do mês.
Veja aqui cinco tendências na construção civil que deixarão sua casa mais sustentável.
1) Internet das coisas
Uma das tendências na construção civil é a Internet das Coisas (ou IoT – Internet of Things, em inglês). Ela tem feito uma revolução na forma de se viver em casa. Desenvolvendo um conceito de casas inteligentes, os moradores têm mais dispositivos conectados. E isso pode ajudar cada vez mais na realização de tarefas como iluminação, temperatura e controle de estoque dos alimentos. Com isso, o morador fica liberado para executar outras tarefas.
2) Energia solar e conforto térmico
Entre as tenências na construção civil estão as placas fotovoltaicas. Valendo-se apenas da energia solar, elas trazem a grande vantagem de aproveitar a luz do sol para gerar energia. Para isso, elas necessitam apenas de uma larga superfície – de preferência em telhados.
Outra tendência nesse sentido é o uso de janelas e superfícies espelhadas. Isso ajuda a otimizar a iluminação natural e ainda ajuda a poupar energia elétrica e garante o conforto térmico de sua residência. Nesses tempos de muito calor, são uma ótima opção.
3) Garagens para carros elétricos
Mais de 10 milhões de unidades por ano em 2025. Essa é a estimativa para a venda de carros elétricos daqui a pouco mais de 5 anos. O motivo, aliás, os motivos são: menos poluição menos manutenção e o preço do combustível não está ligado aos combustíveis fósseis. As garagens para esse tipo de carro serão cada vez mais comuns em breve.
4) Reúso de água da chuva
Essa talvez seja uma das tendências na construção civil mais comum e difundida. O abastecimento e reúso de água da chuva é realidade em muitos prédios comerciais e residenciais. A partir desse reúso, pode-se regar plantas e áreas verdes ou mesmo utilizar para descargas de sanitários, entre outros.
5) Nova destinação de resíduos e uso de materiais
Depois de usar os materiais, o que fazer com os resíduos? Jogar no lixo de forma aleatória? Saber o que fazer com os resíduos dos materiais é algo fundamental para o aspecto sustentável dos empreendimentos. Reciclagem, separação de lixo, compostagem de lixo orgânico são algumas das possibilidades. Outra possibilidade é utilizar materiais regionais e recicláveis que possam ter novas utilidades no futuro.
Preparada para o futuro
A GPJ Construtora tem em como princípio projetos que também envolvam a sustentabilidade. E, em Nova Serrana, a GPJ possui as melhores opções para quem busca imóveis de luxo tanto residenciais quanto comerciais. Clique aqui e conheça as melhores opções para você morar bem na cidade que mais cresce em Minas Gerais.
carros elétricos gpj internet das coisas sustentabilidade tendências na construção civil