Cinco tendências do urbanismo moderno
Privacidade sem isolamento, integrando o empreendimento à natureza. Além disso, proporcionar aos moradores fácil acesso a comércio, serviços e lazer. Novidade? Nem tanto, mas todos esses fatores, juntos, se configuram tendências do urbanismo moderno.
Alguns conceitos se aliam a essa nova forma de se construir no mundo e também no Brasil. Condomínios conceito, home design e eco residenciais são expressões que estão entrando no vocabulário arquitetônico brasileiro.
Veja abaixo as cinco tendências do urbanismo moderno
1. Espaços ao ar livre e lazer
É o estilo ‘resort’ de viver dentro das cidades, o qual permite a prática de esportes ao ar livre. Entre as atrações, piscinas, quadras poliesportivas, academias, quadras de vôlei e tênis, bicicletário, pista de skate e playgrounds. Todas essas atividades trazem benefícios para a saúde do indivíduo, melhoram o convívio em casa e aumentam a interação entre vizinhos.
2. Ambientes de socialização
Numa época em que se vive uma vida pautada nas relações virtuais, socializar-se é de suma importância. Por isso, muitos condomínios possuem locais de socialização como churrasqueiras, cozinhas gourmet, salão de festas, piscinas.
Outra vantagem desses projetos é justamente a possibilidade de uma interação mais direta além de mais economia, pois assim serão substituídas as saídas para almoços e jantares.
3. Tudo perto
Morar perto de todos os tipos de comércio é uma grande vantagem. Os novos projetos visam situar os moradores próximos a escolas, shoppings, bancos, centros de saúde, entre outros estabelecimentos. Com isso, o morador ganha em qualidade de vida, aumentando a mobilidade urbana e diminuindo o estresse causado por grandes deslocamentos e o excesso de trânsito.
4. Eco Living
Integrar os moradores à natureza. Essa é uma das tendências do urbanismo moderno que mais têm sido buscadas. Para isso, espaços como playgrounds, lounges, spas, áreas de descanso, redários e hortas coletivas têm sido criados. Tais espaços reconectam famílias e amigos à natureza.
5. Paisagem nativa
Fugir do concreto e privilegiar a natureza. Os empreendimentos das grandes cidades, cada vez mais, estão buscando condomínios mais verdes. Por isso, buscam integrar a natureza ao projeto arquitetônico. Preservar espécies de árvores nativas, atrair pássaros, animais silvestres e insetos polinizadores são algumas das estratégias.
Todas as tendências modernas do urbanismo buscam trazer aos moradores uma sensação de pertencimento entre os moradores, familiares e vizinhos. Com isso, há mais convivência social, o equilíbrio nas relações e mais saúde.
As melhores opções
Se você procura apartamentos completos para morar, a GPJ Construtora tem. Perto de todas as facilidades, a construtora possui as melhores opções em Nova Serrana. E agora também está em Belo Horizonte. Clique aqui e conheça os nossos lançamentos.